segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Faz de conta que ainda é cedo


Há poucos dias, eu ouvi uma conhecida senhora cantarolar a canção que diz “faz de conta que ainda é cedo”. Esse trecho passou dias e dias na minha mente, dada a situação, de modo que até pensei que ela poderia estar cantando para mim... Vai saber os mistérios da vida!

Mas depois de ontem, depois de ver que a vida é uma fração de segundos, eu vi como a gente faz de conta que ainda é cedo! Somos capazes de planejar uma reunião de negócios da próxima semana, as férias do próximo ano, a copa de 2070, a vida inteira. Mesmo sem saber se vai chegar lá. A gente nem pensa: e se eu não chegar?

Ao me perguntar isso, paralisei alguns segundos e chorei. Chorei de profunda tristeza por aqueles cujo tempo foi ceifado e que não poderão se fazer a mesma pergunta. Mas, também, chorei de gratidão, por Deus me dá a oportunidade de lembrar e mudar...

Lembrei que faz tempo que não digo aos meus pais que os amo e o quanto são significantes para mim. Que algumas pessoas passaram pela minha vida sem saber o quanto foram importantes naquele ou noutro momento e que se foram sem que eu nem lhes agradecesse. Que alguns familiares nem sabem a pessoa que me tornei por estarmos tão distantes que até parecemos brigados. Lembrei que amo pessoas que não fazem nem ideia disso, simplesmente, porque eu nunca falei.

Lembrei que tenho 30 anos e que dei, significativamente, menos abraços do que poderia, pior, do que deveria! E que, apesar de sorrir bastante, neguei milhares de sorrisos por achar que ainda era cedo. Neguei olhares, carinhos e beijos... Li menos do que gostaria e dediquei bastante tempo a coisas que nem gostava tanto de fazer. Prudente, achei cedo para desaguar sentimentos, para abraçar forte, para decidir, para chegar e para sair. Amei com cautela, ri baixo e ajudei tão menos quanto orei! Poucas vezes dei tudo de mim e estive inteira em algo.

É cedo...

Cedo nada! Evite dor e remorso por sua vida inteira! Abra seu coração antes que o dia acabe, antes que a ligação termine. Não negue gentileza e evite perder tempo em querer ter razão sempre. Dedique-se em sorrir mais, reclamar menos, abraçar bastante e a contar mais piadas sobre si mesmo. Porque, esta sensação de que é cedo, é só faz de conta.

Aos que não mais terão tempo de dizer eu te amo, minha solidariedade, minhas lágrimas, minhas preces. Que encontrem conforto, por Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário